Descrição
Login
  • Bombeiros Rua Almirante Alexandrino, 3596, 20241-262 Telefone:(21) 3399-7955
  • Posto de saúde CMS Ernani Agrícola
    Rua Constant Jardim, 08
  • Biblioteca Rua Monte Alegre, 306
  • Anuncie Rua Monte Alegre, 306
  • Polícia Militar
  • Seu site dentro do portal
  • Visite santa teresa

Curta a nossa página no Facebook.

Pontos turísticos

Um pouco de Santa Teresa
Santa Teresa

Um dos cenários mais pitorescos do Rio de Janeiro, Santa Teresa fica no alto de uma colina recortada pelos trilhos do velho bondinho elétrico, que voltará a circular pelas ruas estreitas do bairro em 2014, segundo o Governo do Estado.

Repleta de largos e espaços culturais que revelam paisagens das zonas Norte, Sul e Centro, ‘Santa’ é tomada por sobrados que abrigam ateliês, lojinhas de artesanato, bares e restaurantes. Um dos prédios mais importantes é o Convento de Santa Teresa, erguido no século 19 e que deu nome ao bairro.

Quem optar por chegar até lá a pé, partindo da Lapa, terá a oportunidade de conhecer a mais famosa escadaria da cidade – a Selarón, com 215 degraus recobertos de mosaicos de cerâmica nas cores verde, amarelo e azul. A escada foi batizada com o nome do artista plástico chileno que assina a obra.

Fonte: www.feriasbrasil.com.br/rj/riodejaneiro/santateresa
Convento de Santa Teresa
Convento de Santa Teresa

A Igreja e o Convento de Santa Teresa, responsáveis pelo nome do bairro, pertencentes à Ordem das Carmelistas Descalças, abriga religiosas que vivem isoladas e têm pouquíssimo contato com o mundo exterior.

A ordem prega a simplicidade, humildade e a discrição. Poucos moradores afirmam ter visto as freirinhas no bairro.

Fonte: guiadolitoral.uol.com.br/santa_teresa-2094_2008.html
Ladeira Santa Teresa, 52 - Santa Teresa, Rio de Janeiro - RJ, 20241-140
Parque das Ruinas
Parque das Ruinas

O Centro Cultural Parque das Ruínas foi inagurado pela Prefeitura do Rio de Janeiro em 1997. O projeto é dos arquitetos Ernani Freire e Sônia Lopes e mistura as estruturas de ferro e vidro as paredes em ruínas.

As ruínas são o que sobrou da casa de Laurinda Santos Lobo (1878-1946). O casarão foi construído durante o Império para o Ministro Joaquim Murtinho Nobre. Sobrinha e herdeira, Laurinda reformou o lugar nos anos 1930, para sua moradia e ali mantinha uma vida cultural intensa. Promovia muitas festas e saraus que reuniam os intelectuais e artistas da época. Com sua morte, o palecete ficou totalmente abandonado.

A criação do centro cultural fez com que o lugar pudesse voltar a ser uma casa para a arte. A sala de exposição, o auditório, a área externa, a magnífica vista, tudo isso entre as ruínas, tornam o ambiente peculiar, confortável e agradável.
Hoje em dia são realizados shows musicais, exposições, happy hours e também é um ótimo passeio para o domingo.

Fonte: www.todorio.com/rio/santateresa/parquedasruinas
Rua Murtinho Nobre, 169
Escadaria Selaron
Escadaria Selaron
Rua Manuel Carneiro,24, Santa Teresa, Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro 20241-120
Ladeira dos Meireles
Ladeira dos Meireles

A Ladeira do Meireles fica próxima ao Largo do Guimarães, onde se encontram muitos restaurantes e bares, que servem aperetivos, feijoada, caipirinhas e cerveja.

Os Maiores frequentadores são moradores do local e turistas estrangeiros e alguns cariocas alternativos. Próximo também tem agumas lojas de artesanato, Atêlie, o Cine Santa, uma livraria bistrô e caminhanhando um pouco pode-se conhecer o Museu do Bonde.

Fonte: www.flickr.com/photos/riotur/8207618255
Curvelo
Curvelo
Largo dos Guimarães
Largo dos Guimarães
Largo dos Neves
Largo das Neves
Centro Cultural Laurinda Santos Lobo
Centro Cultural  Laurinda Santos Lobo

O Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo foi criado em 1979 por sugestão de um grupo de moradores ilustres de Santa Teresa, liderados pelo teatrólogo Paschoal Carlos Magno.

O equipamento funciona em um casarão que a Baronesa de Parina ergueu em 1907 e que o general Pinheiro Machado, um dos mais influentes políticos brasileiros do início do século XX, comprou para presentear o seu amigo Joaquim Lima Pires Ferreira, antigo senador do Império.

Fonte: Secretaria Municipal de Cultura
Rua Monte Alegre, 306 - Santa Teresa, Rio de Janeiro - RJ, 20240-193
Museu Casa de Benjamin Constant
Museu Bejamin Constant

O Museu Casa de Benjamin Constant está situado em Santa Teresa, um dos bairros mais pitorescos da cidade do Rio de Janeiro. A bela casa de chácara foi construída no alto de ampla área verde, que no século XIX permitia a visão das habitações da parte baixa da cidade e da baía de Guanabara, encantou o eterno apaixonado por este cenário, e não precisou Benjamin Constant sequer conhecer todos os aposentos da casa para decidir-se, de cima da elevação, virou-se para a paisagem e disse: “Fico com ela”.

Em janeiro de 1890, Benjamin Constant mudou-se com a família para Santa Teresa, ocupando o imóvel construído por volta de 1860, por Antônio Moreira da Costa Santos, porém, não pode Benjamin Constant usufruir deste cenário por muito tempo, vindo a falecer, um ano depois, na madrugada do dia 22 de janeiro de 1891, um mês antes da promulgação da Constituição da República.

Finalmente, o Museu Casa de Benjamin Constant foi criado em 18 de outubro de 1982, pela então Secretaria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional / Fundação Pró-Memória, com a missão de reconstituir o ambiente familiar e o contexto sócio-cultural em que viveu o Fundador da República, por meio da reconstituição de ambientes, hábitos e costumes da época, que corresponde à transição do século XIX para o século XX, contribuindo para uma reflexão acerca de seu território, o bairro de Santa Teresa.

museubenjaminconstant.blogspot.com.br
Rua Monte Alegre, 255 - Santa Teresa, Rio de Janeiro - RJ, 20240-192
Museu Chácara do Céu
Museu Chácara do Céu

O museu se origina na coleção particular do empresário e mecenas Raymundo Ottoni de Castro Maya (1894-1968), em parte herdada de seu pai, em parte adquirida por ele mesmo, que organizou em 1963 uma fundação para gerir os seus bens.

Em 1983 a fundação foi extinta e o espólio, ora reorganizado sob o nome de Museus Castro Maya, foi absorvido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

A sede do museu é uma das antigas residências do empresário, situada na Chácara do Céu, conhecida desde o século XIX no bairro de Santa Teresa.

Foi redesenhada em 1954 pelo arquiteto Wladimir Alves de Souza, em linhas modernistas integradas ao entorno dos jardins, de onde se aprecia um vasto panorama sobre a baía da Guanabara.

Fonte: wikipedia.org/wiki/Museu Chácara do Céu
Rua Murtinho Nobre, 93 - Santa Teresa, Rio de Janeiro - RJ, 20241-050

2012 - © Santa Teresa RJ

Criado por: IdeasFor Desenvolvimento Web